sábado, 29 de maio de 2010

TROCA-TROCA OU NÃO TROCA. - (Autor: Antonio Brás Constante)

TROCA-TROCA OU NÃO TROCA.

(Autor: Antonio Brás Constante)

 

Passamos a nossa vida na base do troca-troca. O ser humano gosta muito de trocar e se trocar, não é à toa que tem gente que vive botando as calças e calçando as botas ou trocando os pés pelas mãos. A mania de se trocar às coisas está tão em alta que até os casais já estão embarcando nesta onda, se não fosse assim as casas de swing não estariam tão na moda. Trocamos a saúde por trabalho, o trabalho por dinheiro e o dinheiro por saúde em um eterno ciclo vicioso e dispendioso.

 

Na política muitos trocam seu voto por um punhado de mentiras, e viva a democracia! (recheada de demagogia que envolve toda uma pandemia de corrupção universal, o pior é que a contrapartida é ainda mais brutal). Por sinal, quando se refere à política parece que estamos sempre trocando três unidades de seis por trios de meia dúzia.

 

Trocamos nosso tempo de vida, que escorre pelos ponteiros dos relógios pendurados nas paredes de nossa história, para ficarmos inertes na frente de uma tela, olhando cada vez mais comerciais travestidos de novelas. Entretenimento de graça? Só se o seu tempo não valer nada.

 

A cada dia nossas células vão se trocando em nossos corpos como se dançassem em harmonia, embaladas por uma estranha sinfonia. Vamos substituindo a inocência pelo conhecimento, a juventude pela experiência, pois a experiência demanda tempo que envelhece o corpo, enquanto rejuvenesce o espírito, mas alguns preferem passar seu tempo vivendo seus dias bitolados e alienados, desperdiçando a centelha que os mantêm vivos, vendados para o mundo. São estátuas de carne e osso que movimentam os braços, mas não movimentam a mente.

 

Cada vez mais o troca-troca parece imperar em nossa existência. Trocamos de amor como quem troca de roupa, trocamos de emprego, de faculdade, de ideia, de partido, de ídolos, tudo num piscar de olhos.

 

Trocar nem sempre é substituir algo velho e obsoleto por algo mais atual e moderno. Muitas vezes trocamos o certo pelo duvidoso. E a cada troca tudo recomeça, sem que o antigo tenha conquistado a profundidade necessária para seu entendimento. É como ficar trocando de canais em uma televisão imaginária, sem dar a devida chance de se conhecer o que está passando de bom diante de si.

 

Se vamos trocar algo, que seja um gesto de ternura, um aperto de mão sincero, um pouco de carinho, uma palavra amiga. Troque sua atitude pessimista por uma chance de sorrir. Saiba o que e quando trocar, por isso não troque sua saúde por drogas, mas troque a droga da solidão pela solidariedade para com outras pessoas que precisam de você. Troque a indiferença por amor. Quando conspirarem contra você dizendo coisas do tipo: “troque a sua felicidade...”, apenas troque a expressão “troque” por “toque”, pois isto está ao alcance de suas mãos.

 

Enfim, jamais troque a oportunidade de ser feliz por alguma fútil promessa de ilusão, no truque do bilhete premiado, quem lhe engana é a sua própria ambição. Às vezes trocamos nossos tesouros inestimáveis (e por nós tantas vezes desvalorizados), por meros trocados, ao acreditarmos que estamos recebendo feijões mágicos.

 

NOTA DO AUTOR: Os amantes da leitura agora dispõem de um excelente portal chamado: www.skoob.com.br, funciona como uma rede social (tipo orkut), mas com ferramentas de leitura, tipo: Estante virtual para cadastrar seus livros, histórico de leitura, resenhas, etc. Quem quiser participar vai encontrar por lá o meu singelo livro “Hoje é seu aniversário”, não esqueçam de adicioná-lo em suas estantes, ok? Quem quiser também pode me pedir uma cópia em PDF do livro, ou para fazer parte de minha lista de leitores, que recebem semanalmente meus textos, para isso basta enviar um e-mail para: abrasc@terra.com.br.

 

SOBRE O AUTOR: Antonio Brás Constante se define como um eterno aprendiz de escritor, amigo e amante da musa inspiração. Lançou recentemente o livro: “Hoje é seu aniversário – PREPARE-SE”, disponível pela editora AGE (www.editoraage.com.br).

 

Site: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc

 

ULTIMA DICA: Divulgue este texto aos seus amigos (vale tudo, o blog da titia, o orkut do cunhado, o MSN do vizinho, o importante é espalhar cada texto como sementes ao vento). Mas, caso não goste, tenha o prazer de divulgá-lo aos seus inimigos (entenda-se como inimigo, todo e qualquer desafeto ou chato que por ventura faça parte de um pedaço de sua vida ou tente fazer sua vida em pedaços).

 

 

 

Nenhum comentário: